logo-intercom2016-300x292

Mesa: Crise e Mercado de Trabalho em Comunicação

Segue mais informações sobre a Mesa que acontece no dia 27/05, das 08h ás 09:30h e interessa as três áreas da comunicação:

Crise e Mercado de Trabalho em Comunicação

Briefing: A mesa “A crise e o mercado de trabalho” irá debater o mercado de trabalho das três profissões de comunicação face à crise econômica que o atinge o País. Os veículos de comunicação têm intensificado demissões, encolhimentos de equipes, reduções de tempo ou tamanho e encerramentos de atividades. Esta mesa de debates pretende traçar um panorama do mercado de trabalho em comunicação nesta fase da economia brasileira e levantar perspectivas para 2016 e próximos anos, discutir formas de sair da crise ou de minimizar seus efeitos, propor posturas profissionais para o período, detectar habilidades a serem conquistadas para sobreviver profissionalmente e vislumbrar possibilidades de vantagens neste cenário. A mesa também vai discutir como os cursos de comunicação podem colaborar na formação dos profissionais para atuarem nesta realidade, e o como ajudar as empresas de comunicação a atravessar o período mantendo ou mesmo expandindo seus negócios e postos de trabalho.

Convidados:

Hamilton dos Santos

Jornalista e ex-diretor de Comunicação Interna e Treinamento do Grupo Abril, diretor de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Novos Negócios na Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Valci Zuculoto

Vice-coordenadora do GT Publicidade e Propaganda do Intercom. Ex-coordenadora do Laboratório de Tendências Ipsos e do Observatório da Mídia. Editora da Revista Signos do Consumo. Autora de várias obras nas áreas de Consumo, Publicidade, Marcas, criatividade e Estudos de Tendências.

Rosana Vieira de Souza (Universidade Feevale)

Prof. Dra. da Universidade Feevale, onde leciona na graduação em Publicidade e também no Mestrado em Indústria Criativa, além de pesquisadora na Pós. Coordena a Especialização em Cultura Digital e Redes Sociais, na Unisinos.

Moderador:

Zanei Barcelos (PUCPR)

Editor-chefe da Revista de Estudos da Comunicação e líder do Grupo de Estudos Comunicacionais na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Consultor em desenvolvimento de redações, ex-diretor de agências de comunicação. Atuou no jornalismo diário em televisão, jornais e assessoria de imprensa, principalmente na área de política.

A mesa Crise e Mercado de Trabalho em Comunicação, acontecerá no Auditório John Henry Newmann, localizado na Biblioteca da PUCPR.

Texto produzido por: Renata Fernandes (estudante de jornalismo)