logo-intercom2016-300x292

Mesa: Novos olhares para o Jornalismo: desafios e experiências sobre multiplataformas

A mesa será realizada dia 26 de maio, das 14h às 15h30, no Auditório Irmão Albano – Bloco 5 – Térreo da PUCPR.

Novos olhares para o Jornalismo: desafios e experiências sobre multiplataformas

Briefing: A mesa debaterá as transformações que a tecnologia tem provocado no Jornalismo, em especial nos canais utilizados para a distribuição de conteúdo. Estarão em pauta questões como o declínio das publicações impressas, a ascensão dos meios digitais, o rápido crescimento do consumo de notícias por meio de smartphones e a emergência das redes sociais. Os debatedores mesclam experiências acadêmicas e profissionais, mesclando apontamento teóricos e relatos práticos desse novo cenário.

Convidados:

Rita Paulino

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, na área de Mídia e Conhecimento, atualmente é professora curso de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) e docente do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina nas disciplinas WebDesign. Também tem projetos e pesquisas na área de Conteúdo interativo para tablets, mobile e Jornalismo de dados, tem experiência profissional como WebDesign Master. Atua também na área de Design e Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual e Diagramação. Autora do livro Jornalismo para Tablets, pesquisa e prática e Comunicação e comunidades virtuais – Participação e Colaboração.

Maria Lúcia Becker

Jornalista, Mestre em Multimeios, pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA-Unicamp), Doutora e m Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (Eca-Usp). Professora do Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (DeJor-UEPG), Coordenadora do Curso de Bacharelado em Jornalismo da UEPG, Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Mídias Digitais (Gemidi), Coordenadora do Núcleo de Apoio à Produção em Hipermídia (NAPH), Membro da Coordenação Editorial do Portal Comunitário e do Portal Periódico.

Leonardo Mendes Junior

Leonardo Mendes Júnior é jornalista formado pela PUCPR. Trabalhou como nas rádios LBV, Clube, CBN e 98 FM. Foi editor-chefe da Revista ESPN. Na Gazeta do Povo, trabalhou como repórter, editor, editor executivo e desde outubro de 2015 é diretor de Redação. É autor do Guia Politicamente Incorreto do Futebol.

Moderador:

Renan Colombo (PUCPR)

Jornalista, especialista em Mídias Digitais e mestre em Ciência Política/Comunicação Política. Trabalhou por seis anos na Gazeta do Povo, como repórter e editor do site do jornal. Atualmente, é professor de Jornalismo da PUCPR, ministrando disciplinas ligadas à Comunicação Digital.

Texto produzido por: Renata Fernandes (estudante de jornalismo)

voltar

Acesse também: