logo-intercom2016-300x292

Mesa: Os Desafios da Nova Matriz Curricular em Publicidade e Propaganda

A mesa será realizada no dia 26 de maio, das 14h às 15:30h, no Salão Nobre – Bloco 5 – 1º andar da PUCPR.

Os Desafios da Nova Matriz Curricular em Publicidade e Propaganda

Briefing: Novos rumos do ensino da Publicidade e Propaganda a mudança nas diretrizes curriculares nacionais está em discussão e esta alteração ocorrerá em breve. Neste momento de reflexão muitos pontos de vista e muitas questões são consideradas para a formação do publicitário. Em tempo, há a necessidade de reflexão acerca da formação crítica do profissional e da preparação necessária para encarar o mercado de trabalho. Diante deste cenário de mudanças no perfil do consumidor, busca de espaço nos mais diversos mercados fica o questionamento: quem é o indivíduo que devemos formar? Nesta mesa iremos debater sobre este perfil e gerar alguns insights para a construção destas novas diretrizes.

Convidados:

Christiane Monteiro Machado

Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo – UP. Graduada em Comunicação Social – Hab. Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Marketing Communications pela University of Westminster, Inglaterra (1999). Atualmente é coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo. Leciona disciplinas de Planejamento de Comunicação e TCC no curso de Publicidade, e de Comunicação Integrada na pós-graduação em Branding. Tem experiência nas áreas de Comunicação Integrada e Marketing.

Randy Rachwal

Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da FAE. Coordenador de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e da Pós-Graduação em Comunicação Online na FAE Centro Universitário. Doutorando em Comunicação e Linguagens, na linha de pesquisa de Processos Mediáticos e Práticas Comunicacionais. Mestre em Comunicação e Linguagens na linha de pesquisa de Práticas Comunicacionais. Graduação em Comunicação Social- Publicidade e Propaganda. Inglês fluente e espanhol intermediário. Experiência acadêmica, mercado publicitário e editorial e em consultorias. Atualmente, além da Coordenação dos cursos mencionados, leciona nos Cursos de Graduação de Publicidade e Propaganda e Produção Multimídia da FAE, além de disciplinas teóricas e práticas na Pós-Graduação em Comunicação Online da FAE. Pesquisa científica nas diversas áreas da Comunicação Online.

Fabio Hansen

Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Fábio Hansen é Doutor em Letras pela UFRGS, Mestre em Educação e Comunicação pela USM, Graduado em Publicidade e Propaganda pela UPF. Atualmente é Professor adjunto no Departamento de Comunicação Social da UFPR, onde coordena o curso de Comunicação Social, e Professor no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM UFPR) na linha de pesquisa comunicação, Educação e Formações Socioculturais. Pesquisador no Grupo de Pesquisa certificado no CNPq: Ensino Superior de Publicidade e Propaganda, desenvolve pesquisas sobre criação publicitária, trabalho e ensino de publicidade. É autor do livro (In)verdades sobre os profissionais de criação: poder, desejo, imaginação e autoria.

Moderador:

Fabio Feltrin (PUCPR)

Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da PUCPR. É mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (2010). Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2000). Atualmente é coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e professor dos cursos de Publicidade e Propaganda e Marketing da PUCPR. Atua também como professor em cursos de especialização Lato Sensu na área de marketing e comunicação integrada.

Texto produzido por: Renata Fernandes (estudante de jornalismo)