Lançamento de livros – Intercom Sul

Neste primeiro dia de Intercom Sul (26/05), além das sessões de Intercom Júnior, DTs e Expocom, Mesas, Oficinas e Mini-cursos, o evento disponibilizou um espaço para lançamentos de livros científicos. Sendo esses:

As multifaces da “geração z” e suas dinâmicas de consumo. Publicado em 2016, pela editora Plêiade, de São Paulo de Wandressa Puga dos Santos e Wellington Teixeira Lisboa. A “geração z”engobla os nascidos após o início dos anos 1990. Esses indivíduos possuem maior desenvoltura com as tecnologias infocomunicacionais, por estarem em contato direto com o mundo digital, muito embora essa ideia possa ser problematizada em razão das diferenças socioeconômicas identificadas entre as populações de países como o Brasil. Atentando-se a esse contexto, esta obra objetiva compreender as características de consumo da “geração z”, na sua generalidade, e apontar perspectivas, tendências e oportunidades à comunicação nas/das organizações, não perdendo de vista, porém, o fato de que as disparidades entre as classes econômicas, nas suas especificidades, implicam diferentes comportamentos de consumo e comunicação.

Televisão e Política: Uma história dos canais e redes de TV no Paraná (1954-1985).Publicado por: Editora da Universidade Estadual de Londrina (EDUEL) em 2016, de Osmani Ferreira da Costa. O texto do livro foi adaptado da tese de doutorado em História na UNESP – Assis, feito pelo autor. Osmani é professor de Jornalismo na UEL há 29 anos, é mestre em Sociologia e atulamente é Diretor Geral da Rádio Educativa UEL FM.

Jornalismo-laboratório: televisão. Publicado por Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2015. Organizado por Demétrio de Azeredo Soster, Mirna Tonus. (Representado no evento pela professora Suyanne Tolentino de Souza que tem um capítulo no livro). A obra  faz parte de uma série que busca pensar o jornalismo-laboratório em seus diferentes aspectos, em particular no que se refere ao ensino, à pesquisa e à extensão. Os textos, elaborados por autores/professores de diferentes instituições brasileiras, relatam rotinas de produção, inovações, interdisciplinaridade, relatos de experiência, metodologia, história, legislação e outros aspectos no âmbito da formação acadêmica.