IMG-20160526-WA0029

Primeiro dia de Intercom Sul movimenta a PUCPR

Congresso permanece na universidade até sábado (28). Ao todo, foram feitas mais de 2.300 inscrições

Para uns, o feriado de Corpus Chirsti desta quinta-feira (26) é sinônimo de descanso, porém, para a Pontifícia Universidade Católica do Paraná é o dia oficial da abertura da XVII edição do Intercom Sul, um dos maiores congressos nacionais da área de comunicação. O congresso conta com mais de 2.300 inscrições, entre acadêmicos, profissionais e pesquisadores das três habilitações da área de comunicação.

Para a Decana da Escola de Comunicação e Artes, Eliane Francisco Maffezzolli, o fato da PUCPR ser sede do Intercom é uma oportunidade de visibilidade da universidade e uma chance para os acadêmicos, profissionais e pesquisadores se encontrarem e trocarem conhecimentos e experiências.“Há mais de uma década a gente não recebia esse evento, e estamos fazendo história. Estamos reunindo professores, estudantes e pesquisadores que se interessam em discutir e pensar a comunicação e isso é positivo para os dois lados, no sentido da universidade poder contribuir com o congresso e vice-versa”, afirmou.

A organizadora do evento, Juliana Custódio, explica que para a realização do evento foi necessária uma força-tarefa de 100 monitores, 21 professores, além de auxiliares. Ela comenta sobre o processo e da importância do evento, “pra mim é uma experiência muito enriquecedora, tanto como pesquisadora como organizadora do evento. Para os alunos é um grande reconhecimento, pois eles ficaram um semestre, às vezes 1 ano se dedicando para aquele trabalho e agora estão concorrendo com toda a região sul e um prêmio no currículo é sempre bem-visto”.

Durante todo o dia, oficinas, palestras, mesas redondas e debates contemplaram as três áreas da comunicação e simultaneamente à estas atividades, acadêmicos e docentes puderam a expor trabalhos aceitos nas categorias Intercom Júnios (IJ), Intercom Temáttica (Dts) e Mostra Competitiva Expocom, além de outras atividades como o lançamento de livros científicos. Sendo esses:

PROGRAMAÇÃO

Durante a tarde deste primeiro dia de congresso, os estudantes puderam prestigiar várias mesas de debate, palestras e oficinas, além de workshops. Entre os destaques da programação, estão: Os desafios da Nova Matriz Curricular em Publicidade e Propaganda com a presença Christiane Monteiro Machado, Novos olhares para o Jornalismo: desafios e experiências sobre multiplataformas que contará com a participação de Rita Paulino, Maria Lúcia Becker e Leonardo Mendes Júnior; Tendências das Relações Públicas no Contexto Profissional e Acadêmico que conta com Marlene Marchiori, Claudio Andrade e Letícia Salem Herrmann Lima.

A programação completa com os locais e horários estão disponíveis aqui no site oficial do evento intercom.pucpr.br e no Facebook do Intercom Sul. A programação está dividida na PUCPR e também no Laboratório de Comunicação Social da universidade (LABCOM).

Texto produzido por Bruna Martins (estudante de jornalismo)

*Importante*

ESTACIONAMENTO

Os participantes do congresso poderão ter acesso ao estacionamento pelo portão 1. Somente nos dias 27 e 28 de maio haverá uma alteração, sendo que na quinta-feira (27), os estacionamentos 4, A, B e C ficam disponíveis. No dia 28, alunos e professores da PUCPR terão direito a estacionamentos internos.

Para quem for de van ou ônibus, o embarque e desembarque será feito no estacionamento 4, com tolerância máxima de 10 minutos.

PREMIAÇÃO EXPOCOM

Informamos que a premiação do Expocom irá acontecer no sábado ás 9 horas no TUCA.